segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A ''certeza'' de tudo, é a incerteza?


  Praticamente nada do que eu já vi, tanto no mundo externo quanto no interno, eu entendo...
  Me encerro a essa conclusão pela seguinte linha de raciocínio: compreendo as causas de diversas situações como os motivos de pessoas usarem drogas, dirigirem máquinas potentes, saltarem de paraquedas, enfim, uma infinidade de coisas que ocorrem e que já testemunhei, li ou me foi transmitido de alguma forma. Mas nada disso eu entendo, apenas compreendo. Como se não bastasse o caótico mundo externo, mais mergulhado em dúvidas e caos se encontra o meu mundo interno. E acredito que o seu, também! E como ficaria o desfecho de coisas que vivemos, sentimos e mesmo assim, continuamos sem entender? Que mesmo lendo livros de filosofia, psicologia, ciências, ocultismo ou ficção, apenas aumentam a compreensão do todo individual e coletivo, mas não o entendimento de ambos? Deixo claro que tais dúvidas, surgem de manifestações não técnicas e calculáveis (como 1+1 são 2), embora até as mesmas entrem em constante conflito. E essa é a graça da vida? Continuar sempre com sede? Prefiro então secar no deserto de vez e me juntar aos grãos de areia, pois assim avalio minha pequenez...
  E quem nunca pensou que iria acordar dessa ilusão, chamada realidade? Há alguns que acordariam cercados por robôs monitorando cada parte do corpo, outros num planeta completamente inimaginável, outros num branco absoluto. E então pensamos que a imaginação é a única certeza real, pois é acompanhamos todo processo de construção, e não há nenhum mistérios, tudo entra em concordância com todos nossos eu's, há o esquecimento do questionamento...
  Aqui os papéis se invertem e retomam seus lugares, num ciclo sem fim alimentado por vontades, quereres, dúvidas, sentimentos, o que nos chega ao grau, mesmo que por poucos instantes, de loucura. A cada segundo reconstruímos nossa mente para uma nova viagem sem volta. E uma parte de nós fica eternamente lá. E como não dizer que é um paradoxo da vida, a própria vida? Somos completos paradoxos sem resolução, pois nenhuma resposta é certa e nenhuma dúvida rejeitável.
  A única coisa atemporal é o tempo... E o ponteiro me diz que vivemos num eterno 12, entre meio dia e meia noite, entre o despertar e o adormecer, como a hora de trocas entre em sonhos em realidades irreais, num conto de fadas com uma história existente em linhas e capítulos mas não existente na vida. Se perpetuam por horas, anos, na mente de quem as lê, mas mesmo tudo sendo visualizado de forma extremamente real, com a voz mental decifrando cada palavra e a tornando massa cerebral, muitas vezes transcendendo a energia da matéria, viajando pelos átomos da alma e espírito, elas não são afirmadas como existentes, como realidade! Como pode ser possível? 
  E se eu te disser que tudo o que você está lendo aqui, que sua consciência, sua história, são ilusões e que nada disso existe? A dúvida ''eu realmente existo? O EU é verdadeiro? Certamente que essas dúvidas já te perturbaram ao menos, uma vez. Em mim, várias, diariamente, constantemente.

Mais um poema que vem...

Insaciável

Frio... Tenho catalepsia atômica
Meu sangue circula em veias extensas
Tão extensas que nunca chegam ao seu destino
Não recebi até hoje um retorno às minhas questões,
Um vazio nunca preenchido, só o cobrem com momentos
(Momento), e logo depois retiram o cobertor
Continuo a sentir frio...

Um fantasma! Cantou uma ópera cômica
De gritos, dores, desejos, pura arte de certezas indefesas
Por trás das cenas é tão igual, atuamos com pente fino
Minhas lápides guardam os mesmos espectros e ilusões
E rezo todo dia, cada suspiro na nuca ofega meu alento( Sou contorcionista?)
Então me drogo com fé, boa moral e fingimento interior
E esqueço que sou meu eterno fantasma!

Eu só queria uma pausa...


Não. Eterna!
Ou nenhuma dúvida infinita...
Queria ter um manual da essência
Dos aromas, das ações, dos por quês, dos sentimentos.
Queria sangrar e entender se tinha um motivo verdadeiro,
Sem que me dissessem, ou me ensinassem,
Mas que eu sentisse alguma resposta, talvez não a certa,
Porém que me confortasse. Apenas....
Sem essa de ''Na sua opinião''.


Por Igor Franceschi Pires Bueno, no dia 05/08/2013, às 17:35.

5 comentários:

  1. rsrsrsrsrs pois é... "na minha opinião" vc é bom pra caralho!! poxa, eu pensei que era o Zé Marcos escrevendo... mas tava estranhando.. o jeito.. a prosa.. o verso.. velho... que maravilha!! segure a onda e siga em frente.. uero ler muitos escritos seus.

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rita, de coração!
      Espero ter passado alguma auto análise produtiva hahaha

      Excluir
  2. a inencontrável resposta para esta cósmica alegoria de ciclos de horas e sol. belo texto. um lótus nasce no interior. o corpo sutil esplende o buscador.

    ResponderExcluir
  3. Já, Igor, eu já tive essas dúvidas...mas,sem dúvida, você é um grande escritor, parabéns!

    ResponderExcluir